CURSOS Restritos:

Os cursos de formação desta seção são acessíveis apenas para os servidores com vínculo direto com a CMBH: amplos, efetivos e à disposição.


O curso visa capacitar assessores parlamentares para acompanharem o julgamentos das contas do prefeito, as tramitações dos Projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), da Lei Orçamentária Anual (PLOA) e de Revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e para apresentarem emendas parlamentares a esses projetos.


Inscrições: a partir do dia 01/04/24.

ConteudistasAna Carolina Andrade Renault, Bárbara Batalha da Silva, Diego Fagundes Pinheiro, Evana Rezende Batista, Gabriela Alves Ribeiro Lacerda, Gisela Palmieri Torquato, Igor Marques Leão, Ivania Moraes Soares, Liliane Silva de Jesus Oliveira, Priscila Miranda Camêlo, Raphaela Assis Ferreira, Ronam Colansky Reis, Sara Sampaio Pereira e Thamires Ferrreira Lima.

Promoção: Divisão de Assessoramento ao Plenário e às Comissões, Divisão de Consultoria Legislativa, Seção de Consultoria em Administração e Finanças Públicas e Seção de Capacitação Interna.

Público-alvo: parlamentares e assessores parlamentares que sejam servidores amplos, efetivos ou à disposição ou estagiários.

Carga horária: 22 horas.

Disponibilidade: de 01/04/24 a 28/02/25.

Formato: autoinstrucional.

Certificado: Sim.

Conteúdo programático: (1) O Sistema Orçamentário; (2) O julgamento de contas; (3) A tramitação das Leis Orçamentárias; (4) A Lei de Diretrizes Orçamentárias; (5) A Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual de Ação Governamental; e (6) Planejando a ação parlamentar e praticando Emendas.


Este curso traz a temática da comunicação efetiva, oferecendo um mix de conceitos e ferramentas de diálogo úteis em diversas situações de trabalho, tais como delegação de tarefas, reclamações, pedidos de desculpas, conversas de feedback, etc.

Inscrições: restrito a chefias.

Conteudistas: Michelle Rocha e Virgínia Lobato.

Promoção: Divisão de Desenvolvimento de Pessoas e Seção de Capacitação Interna.

Público-alvo: chefias da secretaria

Carga horária: 8 horas.

Disponibilidade: 60 dias (22/01/24 a 23/03/24)

Formato: autoinstrucional.

Certificado: Não.

Conteúdo programático

  • Conceitos gerais em comunicação, 

  • Ferramentas dialógicas para transmissão de tarefas, reclamações e desculpas, 

  • Promoção de empatia e compreensão mútua na comunicação (CNV), 

  • Diferentes técnicas para feedbacks construtivos e  eficazes, 

  • Conversas difíceis:  

    • Por que são difíceis para a maioria das pessoas? 

    • Noções sobre como reduzir o mal-estar em algumas comunicações de trabalho



Este é um mini curso tutorial sobre o sistema AvaliaRH, e apresenta os procedimentos para preenchimento da autoavaliação de desempenho pela servidora e pelo servidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Inscrições: solicite a chave de acesso à Divdep.

Conteudistas: Divdep e Seccap.

Público-alvo: servidores lotados em Diretorias nas quais o sistema foi implementado.

Carga horária: 1 horas.

Disponibilidade: 01 de outubro de 2022.

Formato: sem tutoria.

Certificado: Não.

Conteúdo programático: cartilha sobre gerenciamento de desempenho; formulário modelo de avaliação de desempenho da servidora e do servidor; formulário modelo de avaliação de desempenho gerencial; e sistema AvaliaRH.


Novas chefias e servidores indicados para desenvolvimento gerencial receberão informações essenciais sobre o modelo de Gerenciamento de Desempenho adotado na Câmara. Poderão também discutir e trocar experiências sobre temas de gestão, escolhidos por eles em pesquisa prévia. Os conteúdos serão organizados em módulos, sendo um a cada mês. O Curso Gerenciamento de Desempenho atende ao previsto no Art. 20 da Lei 8793.


Conteudista: Virgínia Lobato

Público-alvo: Novas chefias titulares e servidores indicados pelos diretores para desenvolvimento em habilidades gerenciais.

Carga horária: 9h

Disponibilidade: 16 agosto a 13 de outubro.

Formato: EaD com tutoria.

Certificado: Sim.

Conteúdo programático:

  1. As etapas do Gerenciamento de Desempenho vigente na Câmara: Planejamento, Acompanhamento do Trabalho, Avaliação de Desempenho e Plano de Desenvolvimento.
  2. Metodologia da avaliação de desempenho, instrumentos, faixas de notas e fluxo da tramitação. 
  3. O trabalho híbrido, segundo a deliberação 03/2023.


Gravações do curso Novos Procedimentos de Contratação na CMBH (Lei 14133/21) produzido pelo Comitê de Implementação da Nova Lei de Licitações da Câmara Municipal de Belo Horizonte e realizado presencialmente entre novembro de 2022 a abril de 2023.

São 8 (oito) módulos com carga horária total de 16 horas

Inscrições: não são necessárias.

Conteudistas: Servidores da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Público-alvoServidores lotados na secretaria da Câmara Municipal de Belo Horizonte.


Lives produzidas pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, a partir de 2020, com temas voltados para a  capacitação interna.   


Inscrições: não são necessárias.

Conteudistas: Servidores da Câmara Municipal de Belo Horizonte e parceiros.

Público-alvoServidores específicos da Câmara Municipal de Belo Horizonte.